sábado, 25 de setembro de 2010

Teste Fox RP23

Sai hoje de casa, no intuito de dar uma voltinha de Bike,
 só para dar um certo andamento á perna, na perspectiva de amanha não temer
 os 60km que vamos encontrar pela frente
E também para testar a nova aquisição para a minha menina.. 
Amortecedor Fox RP23
Desde a saída de casa a intenção passava mesmo por rolar na estrada, "desemburrar a perna"
e decidi seguir pelos novas ciclovias, que estão a começar a existir por Lisboa dentro

 Entro por Benfica, e claro a passadeira tem uma parte que passa por Monsanto
Pensei então.. Boa.. assim dou só uma espreitadela e vejo melhor como bomba o bicho..
Gostei tanto do funcionamento que decidi escolher vários tipos de percurso e fazer um teste intensivo á maquina nova. "Escusado será dizer que já não segui a ciclovia heheeh" é o vicio!!

Então vamos por partes..
RP23
R= Reboud; a rapidez que leva o amortecedor a esticar 
P= ProPedal; que consiste em uma semi-tranca do amortecedor
Semi porque existe sempre um ligeiro bombar
O 2 equivale a duas posições do Reboud 
(existe uma rodinha no amortecedor que modifica a intensidade de
 resposta do amortecedor para mais rápido/mais lento)
 O 3, a três posições do ProPedal
(quando semi-trancado de 1 a 3 podemos definir como mais sensível a mais rijo)
Assim escolhi vários terrenos de teste.
Subida/descida terra
Neste terreno, foi onde comecei logo por perceber que com o Reboud mais lento a traseira demora mais tempo a chegar ao chão depois de passar um obstáculo, 
Em descida, faz perder tempo de travagem e quando a roda chega atrasada ao chão começa logo por bloquear e claro "gastar mais pneu"
A subir, ao passar um obstáculo também pode demorar um pouco a tocar a roda no chão e damos como perda de tracção, "o maior problema a subir"
Obtei logo  por colocar o reboud no mais rápido, para não ter perdas de tracção

Com o ProPedal na posição 1
A subir notei o seu bombear muito curto e pareceu-me até que quando o coloquei em posição de ProPedal (em andamento) ela definiu aquela posição do amortecedor como máximo de "Fecho", funcionando só com o restante curso até á máxima de abertura (mas ao passar um grande obstáculo reparei que utilizou mais de metade do curso, mas com uma rigidez maior) voltando seguidamente para o a mesma maneira de bombar. 

Então para experimentar bem cada posição de ProPedal encontrei o melhor terreno:
Um estilo caminho de comboio
E deparou-se bem a velocidade de resposta em esticar todo o amortecedor do Reboud
E com ProPedal activo, da posição 1 á 3 intensificava e bem a dureza do amortecedor, sendo o 3 o mais rijo
mas mesmo assim ao encontrar um grande obstáculo (-) o ProPedal da Fox RP23 tem um excelente desempenho, activando o curso que seja necessário
Como existe o grande mito
 "á e tal a fox é tão sensível que até funciona com a irregularidade da calçada"
 Teste.. Óbvio...!!!
Certíssimo.. Tanto aberta como no Propedal é extremamente sensível as irregularidades na calçada, 
notando-se claro uma maior rigidez com ProPedal mas a pressão negativa sempre activa (-)
(Descida de 7 Rios)
Colocando já com algumas escolha feitas rumei para boas e complicadas descidas..
onde  foi muito boa a experiência, como já tinha referido em cima o reboud rápido ajuda muito mais e ProPedal desligado torna a bicicleta bem macia como nunca tinha experimentado
(Trilho da Cadeia)
Dos trilhos que gosto mais, pela sua grande rapidez e técnica posso dizer que mais uma vez o RP23 demonstrou que valeu o investimento e cada vez mais está á altura da família

Concluindo assim que:
Com o ProPedal activo as suas três intensidades são anuladoras das pressão Positivas (+)
(+) (Pressão efectuada pelo peso do Homem, "Selim a ir para baixo")
Mas funcionando sempre com qualquer intensidade a pressão negativa (-)
(-) (Pressão feita por obstáculos, "quando a roda faz força para cima")
Sem Propedal é a suavidade e sensibilidade esperada num amortecedor

Com o reboud na mínimo a resposta é muito lenta, perdendo tempo de tracção 
Escolhi Reboud quase no máximo para não perder tempo com a roda no ar 
 Resta-me dizer que também experimentei descer com grande violência e saltar com o Propedal activo, a fox amorteceu bem, quase não se notando que estava em Propedal, mas com menos suavidade claro.
Depois de mais alguma investigação de teclas "net" soube também que deveria subir um pouco mais a pressão do ar, o aconselhado é 20 a 25% do curso total do amortecedor quando o ciclista sentado em cima da bike, parado, e o teste foi feito com cerca de 40%, coisa que os mais veteranos me aconselharam para fazer uma ligeira "rodagem" ao rapazinho
Deixo aqui um vídeo onde um especialista dá umas dicas 





3 comentários:

  1. Fónix!
    até parece um teste a sério! hihihi!
    deves ser engenheiro... lol
    abraço

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  2. ola, nao sei s és engenheiro mas de qq forma estas d parabens. fantastica a tua apresentaçao e obrogado pela liçao
    abraço

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  3. Loool olá António ainda bem que te deu jeito a explicação porque tive de investigar muito para conseguir chegar a este pequeno resumo. E posso te dizer que hoje tiro o maior proveito e rendimento do meu fox, espero que consigas o mesmo. Eng.. não loool

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